Mais de 30 inibidores de protease estão sendo testados com resultados fantásticos em alcançar resposta viral sustentada (RVS).
A associação das drogas antivirais tem possibilitado altas taxas de resposta sem o uso de interferon e nem ribavirina (RBV), com tratamentos por 8 a 24 semanas (2 a 6 meses), e ocorrência de anemia ou intolerância em menos que 1% dos casos.
Atualmente estão disponíveis comercialmente Sofosbuvir e Simeprevir que, em associação, num estudo de 167 pacientes, alcançou RVS entre 93 e 96% para não respondedores a regimes prévios com interferon peguilado e 93 a 100% para pacientes sem tratamento prévio (Estudo COSMOS).
Outros estudos em andamento mostram resultados semelhantes com diferentes antivirais em teste, mesmo em regimes sem interferon:
Estudos ION 1, 2 e 3 – associação de Sofosbuvir com Ledipasvir, com ou sem ribavirina, incluindo pacientes cirróticos, em tratamentos que variaram de 8 a 24 semanas com RVS variando de 93 a 99%, anemia em 0,5% nos regimes sem RBV e 9% nos com RBV e suspensão por efeitos colaterais menor que 1%
Regimes AbbVie (emprego de ABT 450 com ritonavir, ombitasvir, dasabuvir) foram avaliados nos estudos SAPPHIRE I e II, PEARL II, III e IV, TURQUOISE II, por 12 a 24 semanas, sem interferon, com ou sem RBV, mostrando RVS de 95 a 100% e menos de 2% de intolerância clínica por efeitos colaterais.
Outras drogas como asunaprevir, daclatasvir e já na segunda geração de IP com inibidores NS5A levam a RVS de 95 a 100%.
Assim, os esquemas antivirais sem Inferferon, já são uma realidade, com ótimos índices de tolerância e RVS e, com isso, uma vez disponíveis no mercado a preços acessíveis.
Indicações aprovadas pelo FDA
O FDA aprovou o uso de Sofosbuvir para pacientes com Hepatite C, coinfectados com HIV e mesmo portadores de HCC e cirróticos com MELD < 15.
Genotipo 1: Interferon Peguilado com Sofosbuvir e RBV por 12 semanas, alcançando-se RVS de 89% em pacientes sem tratamento prévio e 71% naqueles com vários fatores de má resposta.
Genotipo 2: Sofosbuvir com RBV por 12 semanas, RVS 95 a 97% em pacientes sem tratamento prévio e 82 a 90% nos já tratados previamente.
Genotipo 3: Sofosbuvir com RBV por 24 semanas, RVS 93% em pacientes sem tratamento prévio e 77% nos já tratados.
Simeprevir parece ser tão eficaz quanto Telaprevir e Boceprevir porém com menores efeitos colaterais e maior tolerância. Está aprovado para tratamento simultâneo com Interferon Peguilado e RBV em pacientes com hepatite C e genótipo 1.
Pacientes sem tratamento: Simeprevir 12 sem / Interferon Peg + RBV 24 sem – RVS 80%
Recidivantes: Simeprevir 12 sem / Interferon Peg + RBV 24 sem – RVS 79%
Respondedores Parciais: Simeprevir 12 sem / Interferon Peg + RBV 48 sem – RVS 65%
Não Respondedores: Simeprevir 12 sem / Interferon Peg + RBV 48 sem – RVS 53%
CLD jun 2014.